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Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Pedir perdão e perdoar o próximo também

arrependimento vem para o conserto dos erros, o perdoar é uma nobreza para os reconhecedores dos erros.


O mês judaico de Elul é um mês de arrependimento. Milhões de judeus do mundo inteiro se preparam espiritualmente para a festa de Ano Novo Judaico, Rosh Hashaná  (comemorado semana que vem). De acordo com a tradição judaica, para começar o Ano Novo com o pé direito, devemos pedir perdão por todos os nossos erros do ano anterior. E como se pede esse perdão?

É um ensinamento que não se limita aos judeus, deveriam todos os viventes passar por este processo; o processo do arrependimento e elevar seus pecados ao perdão. O perdão dado e ao perdão recebido; praticar o PAI NOSSO. A oração que o Senhor nos ensinou...



Um mês de rezas

Durante o mês judaico de Elul, muitos judeus se despertam antes do sol nascer para recitar orações especiais chamadas Selichot (סְלִיחוֹת - que significa “perdões”). Elas expressam o arrependimento por ter cometido diferentes erros durante o último ano. Essa oração contém uma lista especial de pecados e transgressões que foram escritos em ordem alfabética (alef, bet, gimel, e assim por diante) para ajudar a memorizar. O objetivo das Selichot é mudar o nosso comportamento durante o próximo ano.

O alfabeto do perdão

Depois de enumerar os pecados em ordem alfabética, segue-se glorificando o senhor - também em ordem alfabética! Uma das leituras mais famosas de Elul se chama Adon HaSelichot (o Senhor dos Perdões). Ela contém 22 atributos diferentes de Deus, de alef até vav (A-Z).

Esta é a primeira estrofe:
אֲדוֹן הַסְּלִיחוֹת - א (Adon HaSlichot) “Senhor dos perdões”
בּוֹחֵן לְבָבוֹת - ב (Bochen Levavot) “Examina corações”
גּוֹלֶה עֲמוּקוֹת - ג (Goleh Amukot) “Descobre profundezas”
דּוֹבֵר צְדָקוֹת - ד (Dover Tzedakot) “Expressa justiça”

Estude o idioma do verdadeiro perdão

No Sermão na Montanha, Jesus disse: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós" (Mateus 6:14). Essa lição vital é a essência de uma sociedade funcional. Mas essas palavras não foram recitadas por Jesus em português. Elas foram ditas em hebraico. 



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

CONHECENDO MELHOR OS INFANATES (CRIANÇAS)


 Precisamos conhecer melhor nossos INFANTES, para isto vamos analisar aqui a formação da personalidade, as diferenças etárias e alguma coisa sobre os temperamentos


 1– Formação e desenvolvimento da personalidade.
  
     Personalidade é individual e constitui-se no seu conjunto típico de traços. Traço é qualquer característica relativamente duradoura e discernível pela qual uma pessoa difere das outras. Cada pessoa é diferente das demais. De forma mais simples podemos entender a personalidade como o conjunto de atributos e qualidades físicas, intelectuais e morais que caracterizam o indivíduo.
       Em linhas gerais a personalidade é formada de hereditariedade e meio ambiente. A pessoa é formada no ventre com traços imutáveis, mas, seu caráter é formado no meio em que vive. Ele age e reage em relação ao meio em que vive.
       Freud, em sua teoria psicanalítica diz que a personalidade é formada de três sistemas: o ego, o id e o superego. O id é tudo que é herdado psicologicamente e os instintos existentes quando a pessoa nasce. O ego estabelece contato com a realidade exterior. O superego faz a ligação entre o exterior e o interior das pessoas.

De forma genérica os componentes da personalidade são:

  • Biótipo ou constituição – é o aspecto físico morfológico do indivíduo.
  • Temperamento – é o aspecto fisiológico-endócrino do indivíduo. É a característica dinâmica da personalidade.
  • Caráter o aspecto psíquico da personalidade. O caráter é responsável pela ação, reação e expressão da personalidade. É a maneira própria de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com a vontade própria e a conduta. O caráter é formado no decorrer da vida. Os pais cooperam tremendamente na formação do caráter do filho, pois o caráter é adquirido e não herdado. O lar, a igreja, as escolas contribuem na formação do caráter de nossos filhos.
  • O eu – é a pessoa consciente de si mesma. É o aspecto espiritual da personalidade. É o centro de equilíbrio da vida emocional. Na formação do “eu” a vida espiritual da pessoa é muito importante, pois Cristo, a sua palavra e o Espírito agem diretamente na formação interior da pessoa. Esteja certo de sua responsabilidade de pai na formação da personalidade do seu filho. Tudo que você faça: um gesto, uma palavra, uma oração, um abraço, um culto doméstico, um diálogo, pode está sendo decisivo na formação de seu filho. (estudos dos psicanalistas). 

  2 – Temperamentos  
        Para conhecer melhor a nós e a nossos filhos é também muito importante que além da formação da personalidade, vejamos alguma coisa sobre os temperamentos, os quais nos fazem sermos diferentes e únicos.
        No temperamento estão os instintos ou impulsos. É imutável. É claro que pode ser melhorado e controlado pelo Espírito Santo de Deus. É influenciado pelo sistema nervoso, glândula de secreção interna, hereditariedade e constituição física. É herdado dos pais e parentes próximos.
Geralmente são delineados quatro tipos de temperamentos:
  • Introvertido (melancólico)
-  . É perfeccionista – Vê sempre os defeitos nos outros
-  . É organizado na vida e no trabalho
-  . É calado
-  . É muito sensível
-  . É quieto
-  . É propenso a depressão, ao mau gênio e a ficar amuado
-  . É propenso ao pessimismo
-  . É inclinado à autocomiseração
-   Guarda ressentimento
-  . Quer tudo perfeito e por isto tem muitos conflitos.
-   Apesar da pouca comunicação, geralmente tem um bom coração.
-  . É muito inteligente. Dar para músico e poeta.

  • Extrovertido (colérico)
-    É ativo, decidido, prático, vivo e definido
-    É apressado em tudo
-    É otimista
-    Fala muito (quando deve e quando não deve)
-    Tem espírito de liderança
-    Às vezes esmaga os outros para conseguir seus objetivos.
-    É insubmisso

  • Superintrovertido (fleumático)
-    É submisso, frio, calmo lento, passivo e parado.
-    É tendente a gostar de música suave
-    É organizado no trabalho e na vida
-    Aprecia as artes e a natureza
-    Costumam perder suas coisas e culpar os outros
-       Tem tendência a ser bruto, ditador, mau humorado, insensível e preguiçoso
-     É muito inteligente, pode ser escritor, músico, etc.

  • Superextrovertido (sangüíneo)
-    É emocional, afetuoso, alegre, brincalhão, animado e chora com facilidade.
-    É explosivo
-    É imprudente na vida amorosa, nas finanças, nos negócios, nos compromissos.
-     É precipitado para tomar decisões
-     É propenso à fraqueza de vontade
-     Conversa muito
-     Geralmente é um bom orador, humorista e vendedor
-     Cansa fácil, por ser muito ativo
-     Não aprecia as belezas naturais.
-     Faz amigos com facilidade.
-     É atencioso a curto prazo e desatencioso no decorrer do tempo.
Como pais precisamos perceber as diferenças de temperamentos de pessoa para pessoa e assim amarmos e compreendermos a todos os nossos filhos.
 

- DIFERENÇAS ETÁRIAS

  
Em cada faixa etária nossos filhos vão passando por profundas transformações. Entender isto, com certeza nos ajudará muito a conviver e amar os nossos filhos como eles são e como então vejamos agora as características etárias.
 0 a 3 anos
  • Físicas: Crescimento rápido, atividade e cansaço rápido; come e dorme muito.
  • Mentais: aprendizado rápido, tem imaginação viva, período curto de atenção, vocabulário curto, coisas inanimadas falam, aprendem com os gestos, o carinho, etc.
  • Sociais – Egocêntricos, carentes de amor, confiantes, amorosos, felizes, cheios de medo.
  • Espirituais – facilidade de crer, amam a Deus, imitadores, já oram com facilidade.
  • Emocionais – tímidos, são sensíveis ao ambiente, necessitam de segurança e atenção, são dependentes, irritam-se com facilidade, percebe o que se passa à sua volta.
 4 a 5 anos
  • Físicas – desenvolvimento muscular, crescimento rápido. Movimentação, inquietação.
·      Metais – curiosidade, imaginação rica, vocabulário limitado, período curto de atenção, muita fantasia, gosta de histórias.
·      Sociais – egocêntricos, gostam de aprovação, imitadores
·      Emocionais – medo e excitação
·      Espirituais – imaginam Deus como o pai, diferenciam o certo do errado, têm fé, prestam culto a Deus.
6 a 8 anos
  • Físicas – Crescimento irregular, abandono da primeira infância
  • Mentais – período curto de atenção, levam tudo ao pé da letra, imaginativos, pensam de maneira concreta, observadores, gostam de histórias com pessoas reais.
  • Emocionais – felizes, impacientes, simpáticos, precisam de segurança.
  • Sociais – amáveis, gostam de ajudar, preferem as atividades individuais, egoístas.
  • Espirituais – tem fé natural e crêem na oração, são espiritualmente sensíveis, gostam das histórias bíblicas, visualizam Deus como santo. Gostam de heróis. Jesus deve ser apresentado como um vencedor.
  9 a 11 anos (intermediários)
  • Físicas – energéticos e ativos, sadios, crescimento físico mais lento, brincam muito, tem muita energia.
  • Mentais – Poder de concentração e de raciocínio, ansiosos pelo saber, fazem muitas perguntas, têm boa memória, gostam de colecionar, gostam de histórias, gostam de investir, de descobrir coisas.
  • Sociais – Organizam-se em grupos, impacientes, têm consciência do que é justo, monos tímidos, gostam de competir.
  • Emocionais – Tem menos temores, são irritados às vezes são ciumentos, divertem-se com tudo, gostam de piadas, são amigos, mas também brigam com facilidade.
  • Espirituais – prontos para a salvação, tem fé, adquirem com facilidade o hábito de ler a Bíblia e de orar, determinam padrões elevados podem crescer espiritualmente, preocupam-se com as necessidades espirituais dos outros.
 12 a 14 anos (pré-adolescentes)
  • Físicas - mudança e crescimento, problemas com a pele e com a aparência, mudança na voz, consciência do sexo, impulsos sexuais, desajeitados. Meninas gostam de espelho e perfume.
  • Mentais – capacidade de raciocínio e de questionar, fazem escolhas, tem muito sonhos, ansiosos, inquietos.
  • Emocionais – instáveis, mal-humorados, inconstantes, solitários, ânsia de liberdade, sentem-se incompreendidos, rebeldes e francos
  • Sociais – desejo de aprovação social, fortes laços de companheirismo, críticos.
  • Espirituais – crescimento da sensibilidade ás coisas espirituais, fase crucial, muitas dúvidas e perguntas, ocasião oportuna para ser levado a Cristo. 
  • CRISTO é o maior psicólogo, o preço Ja foi pago na cruz por cada um, é clamar e a ajuda virá.