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Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Seremos separados pelo o Senhor e para o Senhor.


Ser Santos: 

SIGNIFICADO, SANTO, SAGRADO, GREGO, HEBRAICO
Qual o significado da palavra “santo”, “sagrado” no original grego e hebraico? 

Os escritores do  Novo Testamento usaram a palavra: ἅγιος (hagios DBLHebr 5219, 7705, 7731; Strong 40 e 39; TDNT 1.88), com as terminações ία, ον. Seus sinônimos são ιερος, οσιος, αγνος, σεμνος. Nenhuma destas palavras tem necessariamente algum significado moral no grego clássico. Aquelas que agora têm tal significado, desenvolveram-no no grego bíblico.

ιερος (hieros) significa sagrado. Implica em uma relação especial com Deus, que não deve ser violada. Refere-se, no entanto, a uma relação formal antes que a caráter. Designa uma relação externa, que ordinariamente não implica numa relação interna. É usada para descrever pessoas ou coisas. É a palavra mais comum para santo no grego clássico, e expressa sua concepção usual de santidade, mas é rara no N.T. porque não é adequada para expressar a plenitude da concepção do N.T



 Qual é a primeira vez em que o conceito de “santidade” (da mesma raiz que, muitas vezes, é traduzida como “santificado”) é mencionado nas Escrituras? Qual é a importância do fato de que a primeira coisa considerada santa na Bíblia é o tempo? Gn 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele desconsou de toda a sua obra, criada e fizera.

Esse texto nos dá a primeira compreensão da santidade. Mostra que alguma coisa, nesse caso o tempo, é “separada” daquilo que está em torno dela. O sétimo dia, em si, não é diferente de nenhum outro período de 24 horas de pôr do sol a pôr do sol. O que o torna diferente, “santo”, é a declaração divina. Ele o separa do restante da semana.

A palavra hebraica ali para “santificou” significa “tornou santo” ou “declarou santo”. Santidade, portanto, sugere algo especial sobre o que é “santo”, algo que o separa do que não é santo.

Os escritores do Antigo Testamento usaram a palavra קדֶשׁ (kodesh), “separado”, “santidade”, “sacralidade”, “posto à parte”, vem do verbo קָדַשׁ (kadash) que significa “apartar”, “celebrar”, “consagrar”, “dedicar”, “purificar”, “santificar”. A palavra קדֶשׁ (kodesh) ocorre cerca de 470 vezes no AT.


Até certo ponto, essa ideia deve nos ajudar a entender a santidade de Deus. Ele é separado de todas as outras coisas na criação. Ele é separado de modo transcendental, muito acima e além de qualquer coisa que possamos realmente compreender. Ser santo é ser “outro”, ser diferente de maneira especial,Sendo servo do Senhor e fazer a vontade do Senhor aqui na terra e como Céu. de acordo com as escrituras e o descinimento divino.

 O que destaca a santidade de Deus, em comparação com os falsos deuses? Êx 15:11; 1Sm 2:2; Sl 86:8-10; Sl 99:1-3; Is 40:25

Esse conceito de santidade deve nos ajudar a entender mais a diferença entre um Deus santo e uma raça de pecadores. Deus é separado de nós, não apenas porque Ele é o Criador e nós, as criaturas, mas porque somos seres caídos. Tudo isso deve nos ajudar a entender mais o que Cristo fez por nós.

Mesmo tendo sido criados à imagem de Deus, de que forma somos radicalmente diferentes dEle? Como essas diferenças nos ajudam a entender nossa necessidade de um Salvador?
 
Mas, tudo depende da fé...A fé sem obras para nada aproveita.Se alguém disser que tem fé e não as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tg 2:14-18) e cuidado com a semelhança entr a caridade e as boas obra, a fé está nas obras no objetivos do reino de Deus. e a caridade é simplimente ajudar alguém que esta só por ajudar, e para se exibir, estes o reino e as recompesas está só na terra.