Segundo a bíblia nestes dois capítulos (Apocalipse 17 e 18), nos apresenta profecias relativas a uma Babilônia restabelecida durante a Tribulação. A maioria dos estudiosos das profecias (mas nem todos) interpreta Apocalipse 17, especialmente o versículo 5, como uma referência simbólica a um movimento religioso mundial. Mas no capítulo 18, ela é interpretada como referindo a um centro econômico ou comercial relacionado ao local atual da cidade histórica da Babilônia. Enfim não importa qual a identificação específica da cidade, mesmo com tanta perfeição de segurança na nova Babilônia feito pelo anticristo, entretanto o seu fim será certo mediante os ensinamentos históricos, e a bíblia que é um livro que nos leva ao conhecimento das coisas que passaram, as que estamos vivendo, e as profecias escatológicas o futuro, as quais ainda vamos viver.
“Apocalipse 14:8” os anjos dizendo: Caio! Caio! Babilônia. Aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição! Isaias 21. 9; Atenção! Aí vem, cavaleiro, em fila de dois! Depois o vigia disse: ‘Caída é Babilônia, caída é! E todas imagens de escultura dos seus deuses se quebraram contra a terra. ” Apocalipse 16:19 a grande cidade se quebrou em três partes, e as cidades de todos os países foram destruídas. Deus lembrou da grande babilônia e lhe deu o vinho da sua taça -o vinho do furor da sua ira; Apocalipse 18. 1-2,7-8; depois disso vi outro anjo descendo do céu. Ele tinha um grande poder, e o seu brilho iluminava toda a terra. E gritava com voz forte: -Caiu! Caiu a grande Babilônia! Agora quem vive ali são os demônios e todos espíritos imundos. Todos os tipos de aves e feras imundas e nojentas vivem nela. Dêem a ela tanto sofrimento e tristeza quanto luxo e glória ela deu a si mesma. Porque ela (Pensa assim: “estou sentada aqui como rainha! Não sou viúva e nunca vou sofrer!)”.
Em apocalipse no capítulo19: 1-10. Mostra a vitória de Deus na queda de babilônia: alegria e triunfo nos céus. Com uma multidão gritando em alto voz dizendo: Aleluia! Salvação, e glória e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus, porque verdadeiramente e justo são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta que havia corrompido a terra coma sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. E disse-me escreve: bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. V. 1-2,9
.Depois da prisão da besta ferra. 11-21 Mostra a vitória de Cristo sobre a besta e sobre o falso profeta. E vi o céu aberto, e eis um cavalo-branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça. Na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. v.11,16.
Teóloga Evany Santos