Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Rabbi Nachman


Um dos meus rabinos favoritos viveu no século 18. Seu nome era Nachman de Bratslav (Bratslav fica localizada na Ucrânia Ocidental). Seu nome vem do verbo Hebraico לְנַחֵם (pronunciado lenachem), que significa confortar.

O Rabbi Nachman, bisneto de outro grande judeu hassídico, o Rabbi Baal Shem Tov (ou literalmente “o mestre de bom nome”),
trouxe nova vida ao judaísmo combinando vivências místicas, orações simples e intensas com o estudo profundo da Torá. 
Rabbi Nachman de Bratslev
Ele viveu uma vida consistente com o seu nome. Sempre buscou reconciliação e justiça para as pessoas que o rodeavam. Ele acreditava que se os judeus não podem entender-se entre eles, então ninguém pode. Ele também entendia que a vida no grande mundo é muito complicada. A forma como ele verbalizou este desafio é conhecida pelo povo judeu ao redor do mundo:
כָּל הָעוֹלָם כֻּלוּ גֶשֶׁר צַר מְּאֹד וְהָעִיקָר לאֹ לְפַחֵד כְּלַל
A maneira mais precisa de traduzir esta frase é: "Todo (כָּל) o mundo (הָעוֹלָם כֻּלוּ) é uma ponte muito estreita (גֶשֶׁר צַר מְּאֹד); o mais importante (הָעִיקָר) é não temer (לאֹ לְפַחֵד) nunca (כְּלַל). Enquanto continuamos a pensar juntos sobre o tema da unidade, somos levados pelo conceito da ponte (גֶשֶׁר). Afinal de contas, é a ponte que conecta entre dois pontos que sem ela estariam separados.

Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg