Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

sábado, 26 de abril de 2014

O que significa Igreja em grego? Uma Visão Compenetrada do Grego Bíblico.



Muitas pessoas sabem que a palavra portuguesa “eclesiástico” significa “ter a ver com a Igreja”. Poucas pessoas sabem que esta palavra vem da palavra grega ekklesia (ἐκκλησία), que significa “assembleia” ou “reunião”. Ainda menos pessoas sabem que, se dividirmos esta palavra, vemos que ela é formada de duas palavras menores: ek (ἐκ) e kaleo (καλέω) ou “fora” e “chamar”.

Neste sentido, o que estudiosos para fins de discussão teológica chamam a igreja cristã primitiva compartilhava seu formato básico com a sinagoga judaica contemporânea. É intrigante que em aramaico é também chamada “assembleia” - kenista (כניסתא).

É fato, porém, que no Novo Testamento, ekklesia (ἐκκλησία) é o termo mais frequentemente usado para se referir à igreja. Ele sugere que os primeiros seguidores de Jesus se viam como uma comunidade de um povo com um chamado especial.

É provável que este termo “chamado para fora ou chamado adiante” evocasse a conexão com o livramento de Israel da escravidão egípcia. Também pode nos direcionar a um aspecto importante característico de muitas igrejas primitivas - muito mais do que apenas um santuário de oração, a ekklesia era um lugar para companheirismo, onde os crentes oravam, estudavam, cuidavam dos doentes e compartilhavam refeições.

Há muito mais que podemos ver quando lemos a Bíblia nos idiomas originais e consideramos o contexto histórico da Bíblia!

Jonathan A. Lipnick  



 "Ler a Bíblia em Grego é poder vivenciá-la como foi vivenciada na Era Apostólica""Ler a Bíblia em Grego é poder vivenciá-la como foi vivenciada na Era Apostólica"