Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Espírito, Alma, Corpo. Conhecendo-os em suas funções...





Trindade: A polémica maior está na questão: alma e espírito.
 

1-Espirito= A existência permanente do ser
2- Alma = A vida,sentimento humano, e a possibilidade da vida eterna.
3- Corpo = A matéria para guardar o espírito e a alma.


1-O espírito é a existência do ser -Espírito;
Espírito, hebraico "ruah". Significados principais: respiração, ar, força, vento, brisa, ânimo, humor, Espírito. Vejamos alguns exemplos: respiração que, quando volta, a pessoa é reavivada: "E [Sansão] bebeu [água]; e o seu espírito [literalmente, respiração] tornou, e reviveu" (Jz 15.19); elemento de vida no homem, o seu "espírito" natural: "E expirou toda carne que se movia sobre a terra [...] Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes" (Gn 7.21.22). Estes versículos dizem que os animais também possuem "espírito", porém o homem recebeu o "fôlego" de forma diferente.

No grego pneuma. Significados principais: vento, respiração; parte imaterial, invisível do homem. Não confundir espírito (espírito do homem - letra inicial minúscula) com Espírito (letra inicial maiúscula - Espírito Santo, Espírito de Deus); O Espírito Santo está no homem servo de Deus com a semelhança de Deus em sua santidade, e sabedoria, e com poderes que também é nos dado sobre os vivente da terra.
Assim diz a Bíblia: Gênessis 1:26a E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra.

    - Segundo o dicionário Aurério; A semelhança:
1. Parecido; análogo.
2. Esse; aquele; tal. S.m.
3 Indivíduo semelhante, igual.
4. Próximo.
   - Imagem:
1. Representação de pessoa, coisa etc. Por desenho, pintura, escultura e outros processos.
2. Representação mental.
3. visão do objeto pela utilização de espelho, lente ou outro sistema óptico.

O espirito permanece enquanto ha vida humana; Mas, na semelhança de Deus é o ESPÍRITO SANTO;
Disse Jesus: João 14: 15-17 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre,o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhecer; mas vós o conheceis, porque habita convosco “e está em vós.

Em Isaías 26:9 o profeta apresenta nephesh e ruah como sinónimos: "Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te". Parece indicar que a alma está ligada aos sentimentos ("te desejei"), sendo o espírito o elemento vital de comunicação com Deus. (Lc 8:55 Voltando-se porém, respondeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois; At 7:59; 1 Co 5:5; Tg 2:26 ); o Espírito Santo; o homem interior, com relação aos crentes; o corpo da ressurreição (os espíritos imundos, demónios; no corpo para o lago de fogo; segunda morte.1 Co 15.45; 1 Tm 3:16; 1 Pe 3:18).

2- Alma = A vida, sentimento humano, e a possibilidade da vida eterna;
- Alma, hebraico "nephesh". Significados principais: alma, ego, vida, pessoa, coração; refere-se à essência da vida, ao ato de respirar, tomar fôlego.
- Alma, grego psyche. Significados principais: a vida natural do corpo; vida; a parte imaterial, invisível do homem, o homem interior (Mt 10:28; At 2:27; 1 Rs 17:21)

E na alma está a responsabilidade de apresentar o Espírito Santo ao homem no corpos o seu inferior para o conhecimento da salvação em Cristo, e assim ganhar a vida eterna; e o caminhar nesta vida humana com boas obras para receber galardões. Ou infelizmente! O ser humano na falta de interesse para o conhecimento da bíblia que nela está os ensinamento para levar os humanos, na condução do corpo para a salvação, se não salvar a alma em vida, receberá pós a morte humana a segunda morte e no Juízo Final é lanchado no lago de fogo ,corpo, alma, para voltar ao pó. “Todos... Ap 20: 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta;... 1 Co 15: 26 Ora, o último inimigo que ha de ser aniquilado é a morte.

A Bíblia faz uma nítida distinção entre alma e espírito. Maria, mãe de Jesus, orou assim: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1.46-47). Maria estava sendo Grata em espírito e alma verdadeiramente grata a Deus.
Jesus, no Getsêmani: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" (Mt 26.38). Aqui Jesus como humano estava triste. Na cruz, Ele bradou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23.46). Jesus entrega ao Pai o Espírito pois o pertence visto em Ec 12: 7 pois a alma já estava salva e retomaria em glorificado. Por isso, para efeito deste trabalho, chamaremos de alma ou espírito a parte imaterial que se separa do corpo na hora da morte. E se junta na ressurreição vindo em corpo glorificado como aconteceu com Jesus no terceiro dia de sua morte; e assim será com os salvos para a vida eterna. "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10.28) Aqui está uma grande advertência o cuidado com a salvação da alma enquanto está no corpo.

A alma foi doada ao homem no momento de sua formação, conforme Gênesis 2.7, onde se lê que o homem tornou-se "alma vivente". A condição expressa no verso 17 - "certamente morrerás" - sugere uma imortalidade humana. Sub tende-se que se o primeiro casal não comesse do fruto proibido, não passaria pela morte física nem perderia a comunhão com o Criador.

O primeiro casal não morreu logo após desobedecer, ou seja, não desceu ao pó, mas ficou potencialmente sujeito à morte física. Contudo, a sua morte espiritual foi imediata (Gn 3.7-13). Depois que o pecado afetou de forma negativa a raça humana, passou a haver separação da pessoa, na morte, em corpo, que volta à terra, e em espírito que volta a Deus .
... O pneuma - espírito não desce à sepultura. Ele é parte inerente ao homem, mas não o é do corpo sem vida. Na morte há uma separação. Eclesiastes 12:7 “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

3- Corpo = A matéria para guardar o espírito e a alma Deus Havia feito uma nação perfeita; a nação adâmica a nação Éden, lá não existia matéria o corpo físico, só existia a opção da imperfeição. Que nela está o livre arbitro o direito de fazer o quer quiser desde então o homem ficou com a responsabilidade da salvação da alma... Depois da traição de Satanás contra Deus; que levou Ava e Adão para a desobediência sendo eles conhecedores do bem e do mal, foram eles expulsos da perfeição e tonaram em corpo humano.
Segundo a Bíblia: Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente. (Fez sua imagem)Então da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e a trouxe ao homem" (Gn 2.7,22).
 
Deus criou os animais sem soprar em suas narinas e os chamou de "répteis de alma vivente [criaturas que vivem e se movem]" (Gn 1.20,21), diferentes do homem que recebeu o fôlego diretamente de Deus. Os seres humanos possuem portanto algo que veio diretamente da substância de Deus. A esse fôlego damos o nome de alma. Já visto significado das palavras "alma" e "espírito" no hebraico e no grego, línguas originais do Antigo e do Novo Testamento, respectivamente
O corpo é a casa o templo do espírito e alma e responsável por todos feitos em vida aqui é escrito toda historia humana a Salvação está nesta oportunidade humana... Tem que tomar a decisão em vida como fez Estevão At 7:59 E apedrejaram a Estevão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito; 1 Co 5:5 Seja entregue a Satanás para a destruição da carne, para que o espírito (alma) seja salva no dia do Senhor; Tg 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Aqui nos trás o entendimento do que é boas obras, para ter vida é preciso está em Cristo no Espírito de Deus, está ligado com a salvação da alma, se não a obra é morta porque morre junto ao corpo; Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; João 11:26.

Crê no designo de Deus para conosco, e não confundir fé com a caridade! A caridade os feitos aqui na terra, pois estas caridades são mortas, porque não precisa de fé para faz o bem e recebe pelo o que plantou, mas tudo fica na terra, está é a razão de sem fé a obra é morta... 

      Teóloga Evany Santos.

Um comentário: