Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Behatslachá (sucesso) para os leitores...


A Bíblia narra diversas jornadas. A primeira delas começa em Bereshit (Gênesis) 12 quando Deus ordena que Avram (Abrão, mais tarde chamado de Avraham) deixe a sua terra, seus pais e sua casa e parta para a terra que o Eterno iria lhe mostrar.

Mas com certeza a masá (מַסָּע - jornada) mais incrível narrada pela Bíblia tem um livro só pra ela: Bamidbar, que quer dizer literalmente "no deserto" e que é chamado em português simplesmente de "Números". אֵלֶּה מַסְעֵי בְנֵי יִשְׂרָאֵל  Estas são as jornadas dos filhos de Israel,  que acontecem após a saída do Egito, quando os israelitas permaneceram 40 anos no deserto.


Ao longo do Tanach, a Bíblia hebraica, a maioria das referências aos anos do deserto focam na bondade de D-us e na ingratidão do povo. Mas nesta longa jornada pelo deserto em busca da Terra Prometida, os israelitas confiam cegamente no Eterno e são constantemente protegidos: eles comem maná, são guardados por um anjo do Eterno, são guiados por uma coluna de nuvem durante o dia e por uma coluna de fogo durante a noite, etc. E é isso que vemos em Jeremias 2.2: "Lembro-Me da benevolência que tiveste para Comigo na tua mocidade, do teu amor por Mim quando eras noiva; de quando Me seguias no deserto".

A minha masá (jornada) começou há alguns anos, quando deixei o Brasil e vim para Israel. Hoje eu sou professora de
Hebraico Bíblico na eTeacher e quero acompanhar você nesta maravilhosa jornada que é aprender Hebraico.

Aprenda a ler a Bíblia no idioma original! Para iciciar a sua masá, você só precisa se inscrever em uns dos cursos da eTeacher.  Não serão necessários 40 anos! Em apenas 9 meses você será capaz de ler os versículos mencionados neste texto e acompanhar Avraham e o povo de Israel no seu trajeto, no idioma em que D-us falava com eles e outros profetas: em Hebraico!

Boa sorte e behatslachá (sucesso) na sua jornada!

Maya Levin
eTeacherBiblica

O que significa reconciliar-se com Deus?


 Paulo descreve como a salvação através de Cristo funciona atraindo o conceito de reconciliação. Por que Paulo escolheu esse termo? Em Português, reconciliar significa “Fazer voltar à antiga amizade (aqueles que se malquistaram).” Vem do Latim reconciliare que significa “reunir-se novamente.” 

                            "Segundo a Bíblia em 2 Coríntios 5:16-21',Assim que, daqui por diante, ninguém conhecemos 'seguno a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. ( Porque, Jesus Não é mais humano); Assim que, se alguém está em Cristo, passaram; eis que tudo se faz nono.(Num corpo Glorificado após a ressureição); E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconsiliando consigo o mundo,não lhes imputando os seus pecados, e pôr em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado,(ODeus Criador) o fez pecado por nós; para que nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
 
Paulo escrevendo em Grego, usa uma palavra diferente: καταλλάσσω (katallassō). No coração desta longa palavra se encontra a raiz ἄλλος (allos) que significa “outro”. Então o verbo katallassō significa “trocar uma coisa por outra coisa.” É utilizado normalmente no Grego Clássico para referir-se a troca de bens ou dinheiro. Depois foi aplicado às relações de apaziguamento entre pessoas ou nações em disputa; as duas partes deixam o rancor de lado e voltam a ser amigas.

Autores Gregos nunca utilizaram o termo katallassō em um contexto religioso. A inovação de Paulo é a utilização do idioma de troca/escambo para explicar a mensagem cristã da salvação. Ele diz que Deus faz as pazes entre ele e a humanidade, trocando sua própria justiça pelos pecados da humanidade. Este termo, que teria lembrado a audiência de Paulo sobre relações internacionais, é especialmente propício porque mostra a necessidade da morte de Cristo em uma cruz. Neste acordo de reconciliação, Cristo funciona como o mediador, o agente que vai e volta entre as duas partes até que a fenda seja remendada: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Cor 5:19). Sem Cristo como facilitador da troca, a reconciliação seria impossível.( Este privilégio foi nos dado; mas, só alcançaremos se aceitarmos Jesus como o único e suficiente salvador de nossas almas, decisão de Jesus quando determinou Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e 'ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6. )"Eu afirmo Bíblicamente.".Evany Santos.

Viver no conhecimento e na obediência a palavra de Deus.


Olhai por vós mesmos. \e se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe; E, se pecar contra ti sete vezes no dia e se sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me, perdoa-lhe. Lc 17:1-6.


Este meu Deus maravilhoso nos deixou tudo bem explicado na bíblia, que pena a humanidade não tem o interesse de ler, de compreender, e de colocar em pratica, para repreender as ofertas malignas e perdoar uns aos outros, mas, ao ofender o próximo, precisamos o reconhecimento do erro e ter a 

humildade de pedir perdão...E viver assim dentro da palavra.
  • O cristão às vezes é relapso na obediência à palavra de Deus, ou por falta de conhecimento deixa de confessar certos pecados diante de Deus, e às vezes para com algum outro irmão tornando um pequeno pecado num pecado mortal.

  •  Exemplo: a incredulidade, a fofoca o egoísmo e o desamor são pecados e outros que não vou citar. Isaías 59:2 “As nossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça 
  • I João 1:9, mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus ele cumprirá sua promessa e fará o que é correto; ele perdoará nossos pecados e nos limpará de toda maldade; João 
  • 3.20,22, pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo. Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração não nos condena temos coragem na presença de Deus, Recebe dele tudo o que pedimos porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que agrada a Ele; 
  • Tiago 5: 16, Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados, a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
  • www.evany.blogspot.com.br