Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

terça-feira, 24 de junho de 2014

O que significa reconciliar-se com Deus?


 Paulo descreve como a salvação através de Cristo funciona atraindo o conceito de reconciliação. Por que Paulo escolheu esse termo? Em Português, reconciliar significa “Fazer voltar à antiga amizade (aqueles que se malquistaram).” Vem do Latim reconciliare que significa “reunir-se novamente.” 

                            "Segundo a Bíblia em 2 Coríntios 5:16-21',Assim que, daqui por diante, ninguém conhecemos 'seguno a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. ( Porque, Jesus Não é mais humano); Assim que, se alguém está em Cristo, passaram; eis que tudo se faz nono.(Num corpo Glorificado após a ressureição); E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconsiliando consigo o mundo,não lhes imputando os seus pecados, e pôr em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado,(ODeus Criador) o fez pecado por nós; para que nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
 
Paulo escrevendo em Grego, usa uma palavra diferente: καταλλάσσω (katallassō). No coração desta longa palavra se encontra a raiz ἄλλος (allos) que significa “outro”. Então o verbo katallassō significa “trocar uma coisa por outra coisa.” É utilizado normalmente no Grego Clássico para referir-se a troca de bens ou dinheiro. Depois foi aplicado às relações de apaziguamento entre pessoas ou nações em disputa; as duas partes deixam o rancor de lado e voltam a ser amigas.

Autores Gregos nunca utilizaram o termo katallassō em um contexto religioso. A inovação de Paulo é a utilização do idioma de troca/escambo para explicar a mensagem cristã da salvação. Ele diz que Deus faz as pazes entre ele e a humanidade, trocando sua própria justiça pelos pecados da humanidade. Este termo, que teria lembrado a audiência de Paulo sobre relações internacionais, é especialmente propício porque mostra a necessidade da morte de Cristo em uma cruz. Neste acordo de reconciliação, Cristo funciona como o mediador, o agente que vai e volta entre as duas partes até que a fenda seja remendada: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2 Cor 5:19). Sem Cristo como facilitador da troca, a reconciliação seria impossível.( Este privilégio foi nos dado; mas, só alcançaremos se aceitarmos Jesus como o único e suficiente salvador de nossas almas, decisão de Jesus quando determinou Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e 'ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6. )"Eu afirmo Bíblicamente.".Evany Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário