Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Jesus ao Olhar e na Convivência dos Humanos


A história nos mostra que Jesus segue com seus pais para Nazaré.

… O leitor desatento do evangelho poderá chegar à conclusão que existe um grande vazio de conhecimento dos 12 anos de Jesus até os 30 anos.

 E é muito explorado este silencio da presença de Jesus nos seminários teológicos, no que eu fiz então..., Mas será isto verdade. No evangelho de Lucas encontramos pistas importantes para esclarecer os fatos. Lucas no início do Evangelho narra que Jesus uma vez apresentado no Templo segundo a prescrição judaica e as ofertas rituais segundo a Lei, “voltou para Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 
     Assim com o raciocínio lógico podemos dizer que Jesus passou dos 12 anos até os 30 anos na cidade de Nazaré.  Ele era um adolescente comum de sua época, crescendo fisicamente, e intelectualmente, e ajudava seu pai adotivo José na carpintaria e na vida agrícola, para a sobrevivência da família sendo ele o primogênito era de obrigação, pois a cidade não comportava o trabalho único e exclusivo da profissão de carpinteiro durante todo o tempo. 
    
 Mas, Jesus ao olhar dos humanos tinha de ser um jovem comum como qualquer outro de sua terra, não sendo assim, Ele não sobreviveria a juventude e não chegaria a idade adulta para cumprir com os desígnios de Deus para a salvação da humanidade; tanto é que quando Jesus começou a manifestar a gloria de Deus em suas atitudes só durou três anos, aí está a razão do porque não saber de sua juventude...



     Conforme ordenava o livro do Genesis 17, Os pais escolhiam o nome da criança e apresentavam ao sacerdote do templo fazendo uma oferta de sacrifício; e o filho após os oito dias de nascido teria de ser circuncidado, era o concerto entre Deus e Abraão e para com aos seus descendentes, conforme a prescrição da lei judaica.

 Assim o nome escolhido por José e Maria foi   Yehoshua, que em hebraico significa Josué, na região da Galileia, onde se falava de um modo diferente do resto do país, abreviava-se o nome e pronunciava-se Yeshua. Os primeiros cristãos de origem grega traduziram por Jesus.

O nome de Yeshua, era dos nomes mais comuns da época, muitas famílias davam este nome aos filhos. O escritor Flávio Josefo, que descreveu a história Judaica de sua época menciona mais de 20 pessoas que se chamavam Jesus das quais, pelo menos 10 são do tempo de “Jesus de Nazaré”. 

 ...Em hebraico, Jesus (ou Josué) significa “Deus salva”. E segundo o evangelista Mateus, um anjo disse a José: “dar-lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21-23). Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo o profeta, que diz: Eis que a virgem concederá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo o nome de EMANUEL. (EMANUEL Traduzido é: Deus conosco).


 O nascimento de Cristo Jesus foi na finalidade de salvar a nação humana, é uma pena que o reconhecimento deste amor de Deus com o sacrifício de Jesus, não seja totalmente... e muitos fica só com amor de Deus aqui na terra. E perde a continuação deste amor por não  aceitar Jesus como o único e suficiente salvador... Digo perde por não reconhecer esta ordem dada pelo o Próprio JESUS... Leia com atenção: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. (Agora veja) Ninguém vem ao Pai senão por mim. ( entendido ou não?).

Mas as pessoas ler este versículo e não ver a gravidade da ordeme não há dada que podemos fazer contra esta ordem... só existe um caminho para continua com Deus depois da morte, este caminho é JESUS. E a escolha é nossa... Teóloga Evany.