Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DEPOIS DO ARREPENDIMENTO VEM O BATISMO


 Batismo é uma palavra de origem grega, quem vem do verbo baptizo, que literalmente significa "batizar" ou também "lavar". ‘Estudos sobre a origem do batismo, há várias hipóteses. Alguns dizem que venha dos rituais de purificação existentes na tradição judaica. Esses rituais, repetidos em várias situações da vida quotidiana, permitiam ao judeu de purificar-se e realizar suas tarefas religiosas.

Outra hipótese defende que a sua origem esteja na Comunidade de Qumran, onde viviam os essênios. Certamente existe uma integração das duas realidades. Ou seja, o batismo de João pode ser entendido como uma adaptação dos trabalhos rituais dos judeus, sobre os quais a comunidade de Qumran exerceu uma certa influência.

“A bíblia fala de cumprir a justiça”. - Nos meus estudos teológicos, veio ao meu conhecimento do batismo como a justiça e para o sepultamento dos pecados; o pecado original do nascimento herdado de Eva e do Adão, um pecado que não é da nossa responsabilidade, mas, foi herdado e faz parte da vida! Como também o pecado da ignorância, e não confundir com os pecados de consciência; pois temos consciência do bem e do mal... 

Vem a pergunta Jesus tinha pecados? Resposta é sim!  Ele foi concebido pelo o Espirito Santo, mas, nasceu da mulher já veiou com o pecado original, e, creu eu, também do percurso de sua vida humana, naturalmente como todos, “não tiro dele o privilégio de ser o soberano entre os todos humanos”. (Mesmo pela a santidade, teve ação humana quando expulsou os comerciantes do templo Mateus 21:12-13), (Não vejo nenhum absurdo, se ele veio pelo humano, foi para agir como humano, até o tempo determinado por Deus, depois passou para o glorificado). E assim será com todos que tornarem em corpos glorificados, nesta condição não existirá mais pecados.

Na Bíblia essa palavra batismo é muito ligada à atividade do precursor de Cristo, João Batista, que batizava no Jordão. “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar suas sandálias; Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo. (Mateus 3:11) “. É por isso que ele é chamado de "batista". 

 

Jesus também foi batizado e foi batizado por João Batista seu primo.


O batismo de Jesus: “Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão,
para ser batizado por ele. Mas João opunha-se lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça Então, ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espirito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. (Mateus 3: 13-17) “. E provavelmente também os apóstolos (João 1,35-42). E depois os cristãos continuaram a práxis o batismo de João, provavelmente já a partir do Pentecostes, graças ao mandamento de Jesus ressuscitado, como lemos em Mateus 28, 19." Portanto, ide ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo”;Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

  

João Batista veio trazer o conhecimento da vinda do Salvador Jesus; e Jesus veio trazer a graça e o conhecimento da salvação, e nos mostrar (“a caminhada para a vida eterna”), Jesus deixou apóstolos, discípulos, profetas, morrem uns e logo Deus providencia outros para a continuação do seu trabalho; sendo no seu maior objetivo salvar almas... Deus nos concede a graça e o poder para agir em seu favor de acordo escrito em: “Mateus 10:1 PODER SOBRE OS ESPÍRITOS IMUNDOS. Jesus quer que seus seguidores lutem contra as forças do mal, expulsando os espíritos malignos e curando os enfermos”. Essa demonstração de autoridade divina no conflito espiritual, é a continuação da manifestação do reino de Deus na terra.  Está é a nossa função cumprir o mandado de Cristo (” Servi-lo”) sendo-nos, apenas os seus servos na vontade de Deus sem questionar apenas obedecer. Teóloga Evany.