Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Era o vento ou o espírito Divino?

 

"…e um vento de Deus se movia sobre a face das águas" E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das aguas (Gên. 1:2).
As palavras Ruach Elohim descrevem a presença de Deus no início de Gênesis. Em Hebraico, ruach significa vento e também espírito. Como saber qual significado é utilizado neste importante versículo? 

 No meio do vazio e escuridão, antes de Deus dizer "Haja luz" (Gên. 1:3), encontramos uma entidade – Ruach Elohim. Agora, Elohim é o nome Hebraico para Deus, mas quem é esse Ruach? E qual é o seu papel na criação do mundo? 

A resposta está no verbo que segue. O verbo merachefet ocorre apenas mais uma vez na Torá, expressando o cuidado, amor e afeição de uma águia fêmea que flutua (merachefet)) sobre seus filhotes e os abraça com suas asas. (Deut. 32:11).

Uma leitura em Hebraico da Bíblia ajuda a esclarecer tudo: um vento não pode expressar amor, cuidado e afeição! Um vento sopra sem paixão e com indiferença – enquanto o Espírito Divino flutua com carinho e amor sobre Sua criação. Este flutuar amoroso e apaixonado que vemos em Deuteronômio, em Gênesis só pode referir-se ao Espírito Divino!