Agora
que acabaram as eleições israelenses e o público de Israel está
dividido no seu apoio e desconfiança do primeiro-ministro reeleito, Benjamin Netanyahu, é hora das pessoas de ambos os lados do debate nacional se unirem em face dos desafios no horizonte.
Hoje, para honrar o cargo de primeiro-ministro, gostaria de falar sobre a origem e significado do nome Benjamin Netanyahu.
-ORIGEM E SIGNIFICADO
No Novo Testamento lemos: "Então me pergunto: Deus rejeitou o seu povo? Claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamin." (Carta para os seguidores de Cristo romanos escrita pelo apóstolo Paulo 11:1)
Gramaticalmente, Benjamin (בנימין) é uma palavra composta. Isso significa que ela é composta de várias palavras. Ben significa "filho" (בן) e yamin (ימין) significa "direita". Então o significado básico do nome Benjamin é o filho da direita (alguém que senta do lado direito).
"NETANYAHU" - ORIGEM E SIGNIFICADO
Natanyahu (נתניהו) também é uma palavra composta. Natan (נתן) significa “ele deu”. Yahu (יהו) é uma versão curta de YHWH (ao invés de יהוה, apenas יהו), o nome do Deus de Israel. Então o sobrenome do atual primeiro-ministro significa algo como “YHWH deu”.
Na bíbla, "Nethaniah" é o nome de vários personagens. Um deles é o pai de um homem chamado Ismael, que matou Guedália, o governador vassalo de Judá (2 Reis 25:23-25 e Jeremias 40:14-41:18). Em Jeremias 40:8 e 41:9, este nome é soletrado com o vav final: נתניהו (Nethaniahu ou Nethanyahu), que são basicamente o nome.
Estudos do:
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg