Os
seguidores do Cristo Judeu na congregação na cidade de Tiatira
situavam-se em uma posição muito interessante. O próprio Cristo falou a
esta congregação em particular que ele conhecia as suas obras. O
conhecimento de Deus do povo de Tiatira poderia ter sido um início
terrível de uma acusação implacável; em vez disso, este conhecimento
justificou o elogio de Jesus. A lista de suas obras é bastante longa e
explícita. Jesus tomou conhecimento do amor, fé, serviço e paciência em
sua vida congregacional em circunstâncias muito difíceis. Ele também os
elogiou por aumentar o nível de seu compromisso com a justiça. Não
obstante, o versículo 20 mistura um pouco inesperadamente esta
celebração com palavras severas de aviso.
A figura de Jezabel é
evocada e não é fácil desembaraçar a cadeia da lógica. Para os
Israelitas, “Jezabel” era um código para os eventos associados a ela e
seu marido Acabe. Após a divisão do Reino Israelita em Reino do Sul
(Judá) e Reino do Norte (Israel) foi dito “Acabe filho de Onri fez mal
aos olhos do Senhor mais do que todos os que vierem antes dele.” (I Reis
16:30). Ele teve a distinção de ser o rei mais perverso que já reinou
sobre Israel. Por conveniência política e por causa de sua profunda
desconfiança do Senhor Deus de Israel, ele se casou com uma filha do rei
dos Sidonios – seu nome era Jezabel, que, em Hebraico, ironicamente
significa algo como “ele será lixo.” (I Reis 16:31). A excessiva
ambição pelo poder de Acabe estava associada com sua extrema fraqueza
perante as estratégias manipuladoras de sua esposa pagã. Apesar de
Jezabel aparecer em varias histórias, uma das maiores conquistas da sua
maldade foi a introdução dos cultos de adoração a Baal e Astarote no
Israel do Norte através de sua dedicação ao programa de educação
religiosa e construção do templo sob a vigilância de Acabe seu poderoso
e, ao mesmo tempo, relutante marido. Durante o reinado de Acabe, todos
os fiéis profetas em Israel se esconderam. Elias foi o único profeta que
teve a coragem de se opor publicamente a Acabe e Jezabel, apesar da
ameaça à sua vida. O Senhor cuidou de Elias e do povo de Deus, mas
julgou tanto Acabe como Jezabel com mortes violentas e desonrosas. (I
Reis 22:34; II Reis 9:33).
Não é possível saber exatamente a que
ou a quem se referia esse aviso nesta passagem no Apocalipse. Qual era a
identidade de “Jezabel” que praticava a maldade sem oposição ou
intervenção dos participantes da congregação de Tiatira? No entanto, o
que ela é acusada de fazer (pelo seu ensino enganando as pessoas
conduzindo-as a imoralidade sexual e consumo de alimentos proibidos)
combina perfeitamente com todas as citações negativas anteriores
dirigidas as outras congregações na carta do Apocalipse que já vimos.
Aliás, (isto se tornará importante mais tarde) imoralidade sexual e
adoração de ídolos estavam entre as principais coisas que foram
proibidas aos não-Israelitas em Cristo, de acordo com a decisão do
Conselho de Jerusalém. (Atos 15:28-29).
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