Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

terça-feira, 20 de março de 2018

O MOMENTO DO ARREBATAMENTO


                   
Encontramos definições da palavra arrebatamento, em dicionários e nos estudos bíblicos, todos represento o mesmo sentido.
Em grego do Novo Testamento, o trinitário W. E Vine, teve que admitir que ἁρπάζω harpagmos é “semelhante a harpazo, apoderar-se, levar consigo à forca”. 
No Latim de onde ela deriva da palavra raptus, Arebatar ela vem do Latim AD, ”a, junto, em” mais RAPTARE, derivado de RAPERE, “levar embora” saquear, apoderar-se de”, origem também arrebatamento”. 
Para o português. Segundo o Dicionário Aurélio, arrebatamento significa ação ou efeito de arrebatar e tirar com violência, desaparecer subitamente. 
E na Bíblia nos explica da seguinte forma: “Num momento, num abrir e fechar de olhos”. I coríntios 15: 52a, portanto, podemos compreender que diante a circunstância, o tempo não nos permite vivenciar para discutir algo dentro deste período do arrebatamento.
O que a vida nos permite, prepararmos para o acontecimento, ou discutimos o. , Antes do arrebatamento. Depois do arrebatamento. 


 A palavra grega, traduzida por arrebatamento ou êxtase, somente a emprega Lucas, o médico e toda espécie de animais quadrúpedes que desciam até perto dele. Neste arrebatamento ouviu uma voz que lhe ensinou como havia de proceder a respeito da chamada dos gentios. 

Paulo diz que caíra em êxtase na sua volta de Damasco, quando recebeu o mandado de Deus para ir aos gentios. Há uma breve notícia de outro arrebatamento. “A visão celestial. O espinho da carne 2 Coríntios 12:1-4. E verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem “em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não se; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar.  

Tal palavra não se encontra no A.T., mas acham-se lá descritos alguns fenômenos análogos (Nm 24.4,16). Um profundo sono caiu sobre Abraão, sentindo também o pavor de uma grande escuridão (Gn 15.12). Balaão viu uma visão de Deus (Nm 24:4). Saul profetizou e caiu em êxtase (1 Sm 19.24). Ezequiel por sete dias esteve atônito até que a palavra do Senhor veio à sua alma (Ez 3:15 – 8:3).

(Ez-37:1-2) Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale  que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos.
         
(Ap-1:10-11)  Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,  que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
Dizemo-nos, pois isto pela palavra do Senhor: os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro: Depois, nós, que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos Ares e assim estaremos sempre com o Senhor I Tessalonicenses 4:13-18”
.
Enfim, toda esta discussão arrebatamento gira mediante a espera da vinda de Cristo para o acontecimento, o momento em si sem perceber é claro, já falamos da rapidez, e tudo que nos permiti viver depois do arrebatamento.