Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Somos salvos para a santificação e não pela santificação de vida,



 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14.


Cuidado! Para não interpretar de forma errada.
O texto diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Quando leem este versículo, logo concluem que a santidade é um pré-requisito para a salvação. Mas não é isso que o texto está ensinando. Se a santificação fosse condição para a salvação, a salvação seria por obras, porque a santificação de vida é uma obra. Assim diz a Bíblia: Porque pela graça “ sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. E pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E vindo, ele evangelizar a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito (Efésios 2:8-10,13. 16-18); diz que a salvação é pela graça através da fé. Somos salvos para a santificação e não pela santificação de vida, como deixa claro o v.10.
Na verdade o texto de Hebreus. 12:14 está nos ensinando que a santificação é um resultado da salvação. O texto deve ser entendido da seguinte maneira: se uma pessoa que se diz crente mas nunca viveu uma vida de santidade em momento algum de sua vida essa pessoa não verá o Senhor, não porque não andou em santidade, mas porque pela falta constante de santidade essa pessoa demonstrou que nunca teve fé salvadora, e por não ter fé salvadora não verá a Deus. São pessoas que nunca deram frutos, até o fim de suas vidas tiveram uma vida marcada pelo pecado e nunca andaram em santidade”.
Santidade vem de ser santos.
a qual o significado da palavra “santo”, “sagrado” no original grego e hebraico? Os escritores do novo testamento usaram a palavra ἅγιος (hagios DBLHebr 5219, 7705, 7731; Strong 40 e 39; TDNT 1.88), com as terminações ία, ον. Seus sinônimos são ιερος, οσιος, αγνος, σεμνος. Nenhuma destas palavras tem necessariamente algum significado moral no grego clássico. Aquelas que agora têm tal significado, desenvolveram-no no grego bíblico.

ιερος (hieros) significa sagrado. Implica em uma relação especial com Deus, que não deve ser violada. Refere-se, no entanto, a uma relação formal antes que a caráter. Designa uma relação externa, que ordinariamente não implica numa relação interna. É usada para descrever pessoas ou coisas. É a palavra mais comum para santo no grego clássico, e expressa sua concepção usual de santidade, mas é rara no N.T. porque não é adequada para expressar a plenitude da concepção do N.T. O foco da mensagem do N.T é salvação pela a graça do sangue de Cristo derramado na Cruz.
Aqui está o sentido da mensagem de João Batista quando dizia:       “ARREPENDEI - VOS"                                                                         -Arrepender vem da palavra Metanoia (significado) - Grego Bíblico (Mudança de Mente) no seu sentido original, significa mudar o próprio pensamento e mudar o comportamento de viver, para ouvir e compreender os ensinamentos bíblicos e seguir no evangelismo; esta era a missão de João Batista,  levar ao povo a mudança de mente e de comportamentos para receber o Cristo… Hoje vivemos nesta mesma batalha mostrando a nação que Jesus veio e morreu pela a nossa salvação,e ele virá novamente... E precisamos mudar a nossas mente e aceitar está decisão de Deus para a salvação de nossas almas; tudo depende da fé para entender e se arrepender dos erros humanos, e que não são poucos...Mas, a graça salvadora de Cristo pelo o sangue salva os que crê e aceita... Serde Santo:                
Assim diz segundo bíblia em: 1 Pedro 1:15-25. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois, "toda a humanidade é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; a erva murcha e cai a sua flor,
  

Mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário