Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Estudioso diz que sabe a data exata do nascimento de Jesus


Entretanto, a maioria dos cristãos talvez não saiba que a data tradicional do Natal, comemorado em 25 de dezembro, marcava o solstício de inverno.
Ron Allen utiliza passagens bíblicas e a astronomia para sua conclusão

Era originalmente a Saturnália, celebração que comemorava o nascimento de Saturno, um deus pagão, da “semente de uma mulher”As festividades duravam quatro dias. Nesse período ninguém trabalhava, ofereciam-se presentes e visitavam-se os amigos. Em 273 o Imperador Aureliano estabeleceu o dia do nascimento do Sol em 25 de Dezembro: Natalis Solis Invicti (nascimento do Sol invencível).
Com a cristianização do Império Romano, muitas celebrações pagãs foram “ressignificadas” e associadas com temas cristãos.
Somente durante o século IV que o nascimento de Cristo começou a ser celebrado pelos cristãos (até aí a sua principal festa era a Páscoa). Essa tradição se mantém até hoje.
Contudo, segundo o teólogo Ron Allen, um estudo cuidadoso das Escrituras, da história e da astronomia comprovam que Jesus não poderia ter nascido dia 25 de dezembro.
Embora a Bíblia não diga claramente quando Jesus nasceu, existem evidências bíblicas sobre o ano de Seu nascimento.
Allen, fundador do ministério Star Bible Society lembra que Deus deixou muitos sinais nos céus e que os cristãos muitas vezes ignoram isso por confundir astronomia (estudos dos astros) com astrologia (estudo dos zodíaco), coisas completamente diferentes.
Destaca também que muitas datas foram determinadas por achados arqueológicos muito tempo após o estabelecimento do calendário que usamos, o Gregoriano, adotado pelos países do Ocidente em 1582, após uma bula do papa Gregório XIII.
“Sabemos por Lucas 3:23 que Jesus tinha cerca de 30 anos quando começou Seu ministério. O profeta Daniel nos diz em seu Livro (capítulo 9, versículo 25) que o ano da revelação do Cristo ocorreria “7 mais 62 semanas proféticas” – 69 X 7 ou 483 anos – após o decreto que enviou Esdras a Jerusalém, em 458 a.C.”, argumenta.
Um cálculo matemático precisa levar em conta que não há “ano 0”, logo a profecia de Daniel aponta que Jesus iria começar seu ministério no ano 26 d.C.
Ainda segundo o erudito, “Este ano é apoiado por duas datas das Escrituras. Historicamente, João Batista iniciou seu ministério no 15º ano do reinado de Tibério (Lc 3: 1), ou seja, no ano 25 d.C. Além disso, Jesus limpou o Templo (cf. Jo 2:20) 46 anos depois que Herodes começou a reformá-lo, no ano 20 a. C. – segundo registrou o historiador judeu-romano Flávio Josefo, o que nos leva ao ano 27 d.C. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que Jesus começou seu ministério no ano 26 d.C. Se ele tinha 30 anos, lembrando novamente que não há ano 0, na verdade nasceu 5 anos antes da data estabelecida pelo calendário de Gregório”.
Ron Allen aponta ainda para outras evidências.
“Jesus teria nascido na primavera ou no outono do ano, segundo os detalhes da Escritura sobre o nascimento de João Batista. O pai de João, Zacarias, era membro do grupo sacerdotal de Abias (Lc 1: 5) que, segundo fontes rabínicas, ministrava no templo em maio e novembro. Como o anjo Gabriel apareceu a Zacarias no templo, mandando-o para casa, quando provavelmente concebeu o filho. Logo, isso seria em junho ou dezembro, portanto João nasceu nove meses depois, sendo as possibilidades março ou setembro do ano seguinte. Sabemos, pelas Escrituras, que João Batista era seis meses mais velho que Jesus (Lc 1:26), portanto Jesus teria nascido em setembro ou março do ano 5 a. C.”
O argumento do teólogo, que escreveu o livro The Stars of His Coming sobre o tema, utiliza registros da astronomia e da história que colaboram para o estabelecimento em que época do ano o Messias nasceu. “Sabemos que uma estrela especial apareceu quando Jesus nasceu e que os Magos vindos do Oriente, que possivelmente seguiam os ensinamentos proféticos de Daniel (Dn 2:48), vieram buscá-Lo (Mt 2:1,2). Há registros de astrônomos chineses que viram essa estrela, identificando-a como uma nova, que teria ficou visível por um longo período na primavera do ano 5 a. C.”, aponta Allen em seu estudo.
“Tomando como base a aparição dessa estrela de Belém, registrada em fontes seculares, no ano 5 a.C., e que João Batista foi concebido em dezembro de 7 a.C., então Jesus teria sido concebido em junho de 6 a. C. Presumindo que João Batista nasceu em setembro de 6 a.C. então Jesus nasceu em março do ano 5 a.C.”, conclui.
Conforme o estudo de Allen, ocorreram sinais no sol, na lua e nas estrelas que apontavam para o nascimento de Jesus, começando com o anúncio a Zacarias em 7 a. C. “Josefo nos diz que houve um eclipse lunar na Páscoa e que Herodes morreu mais tarde naquele mesmo ano. Este eclipse lunar, ou lua de sangue, ocorreu em 23 de março de 5 a. C. Isso teria ocorrido em simultâneo com a aparição da estrela de Belém, durante a primavera”, revela.
Embora admita que há críticas sobre a tentativa de estabelecer uma data precisa por este método, o estudioso diz que uma pesquisa astronômica mostra registros que os “sinais no céu” apontam para 23 de março de 5 a.C. como o dia do nascimento de Jesus. Também não espera que as pessoas comecem a celebrar essa data, apenas considera que é importante os cristãos saberem que é possível saber quando o Salvador realmente nasceu.
Sabemos que o mundo inteiro continuará com a tradição, comemorando o ‘aniversário’ de Jesus em 25 de dezembro. Mas esse é só o antigo solstício de inverno romano”.


Enfim, eu Evany sei que não podemos mais mudar essa data de 25 de Dezembro para comemorar o aniversário de nascimento de JESUS, porém vamos comemorar neste dia intencionalmente o aniversario do nosso salvador ver este dia como o dia de Cristo o dia do nascimento de Cristo no nosso espiritual para salvação da alma, o importante é sentir Cristo nascendo no nosso coração, não apenas nesta data mas, todos os dia.

Entrega de Coroas (Galardões)



Na descrição de Paulo sobre este julgamento as obras dos crentes feitas por motivos indignos comparam-se a fina palha, e madeira, substância de fácil combustão, enquanto as obras realizadas no amor de Deus, e pelo amor as almas são como ouro, prata e pedra preciosas que resistem a prova de fogo.
Creio que a prova de fogo é o “amor” se alguém fizer a obra do Senhor com amor e dedicação, com certeza será aprovada, porém se fizerem a obra sem disposição aí daqueles, ou por causa de cargo na igreja, e não fazem pelo amor a Deus, estes não passam pelo fogo da aprovação de Deus.

Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda e quem é santo seja santificado ainda. E eis que sedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. 
Apocalipse 22.11-12”; “Porque todos devemos comparecer antes o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. II coríntios. 5.10”; E quando o grande pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perdi o brilho I Pedro 5:b”.


Na antiga Grécia realizavam-se muitos jogos e outras provas desportivas. Ao término desse os atletas reuniam-se defronte ao palanque ou “tribunal” chamado “bema” na língua, grega, onde estaria sendo o juiz, que então distribuía os prêmios aos vencedores. As coroas eram de folha de louro, por tanto “corruptíveis”. Bem podemos imaginar o desapontamento dos demais atletas que não ganharam o prêmio e tiveram que presenciar a entrega dos loireis aos competidores. 

I coríntios 9:24-27. Vocês sabem que em uma corrida, embora todos os corredores tomem partes, somente uma pessoa ganha o prêmio. Portanto corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folha de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito, mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direito para alinha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.
Mediante este julgamento, seria bom que todos os cristãos se preocupem de fazer boas obras para recebem suas coroas
Porque em nada me sinto culpado; mas, nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, I coríntios 4:4-5;

Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus. Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado, porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce podem ser colocados. Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce; e ainda outros usam madeira ou capim ou palha. O dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho. Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa, mas se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perdera a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar. I coríntios 3:7-15;


Escutem! – Diz Jesus – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. (em sua vida humana) Apocalipse 22.12.
Sem dúvida muitos crentes, perante esse tribunal ficarão cabisbaixos, cheios de remorso e em pranto, pensando como durante seus poucos dias no mundo foram tão preciosos e negligentes em não obedecer às ordens do mestre. Na sua primeira epístola João revela a possibilidade de salvos sofrer grande vergonha nesse dia, dizendo: (“Filhinhos, agora, pois, permaneci nele, para que quando ele se manifestar, tínhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” I João 2.28). 


Tudo será visto por Deus, tanto na terra como no Céu, nada foge do conhecimento de Deus.


O sábio Salomão afirma em Eclesiastes 2.1-11. Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida, mas descobrir isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada. Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra. Realizarei grandes coisas, construí casas para mim e fiz plantações de uvas. Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas. Também construí açudes para regar as plantas. Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos da minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres contaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar. Sim? Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria. Consegui tudo o que desejei, não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa. Mas quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu tivesse correndo atrás do vento. 
I Thiago 1.1, feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmios à vida que Deus promete aos que amam; Apocalipse 2-10, não tenha medo do que vocês vão sofrer. Escutem! (O diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer, e como prêmio da vitória, eu lhe darei a vida). É a coroa especial que estiver tão consagrado ao Senhor que alegremente daria a sua vida por causa de Cristo. 

A coroa de glória, I Pedro 5.2-4, aconselha que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam uns exemplos para o rebanho. E quando o grande pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, (que nunca perde o seu brilho).

Está coroa está reservada para os servos fiéis que trabalharam não por amor ao lucro, nem para exercer domínio, nem pela própria fama, mas trabalharam de boa vontade, por amor a Deus, e pelo amor das almas, sendo bastante sincero para com todos, estes serão os melhores recompensados por Deus.

Tu crês que há um só Deus? Fezes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem obras é morta? Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Tiago 2: 19-21; meus queridos irmãos, sinto muitas saudades de vocês. Vocês me fazem feliz, e eu me orgulho de vocês! Portanto continuem todos firmes, vivendo unidos como Senhor. Filipenses 4.1;)., a final, quando o nosso Senhor Jesus vier, vocês e ninguém mais são de modo todo especial a nossa esperança, a nossa alegria e o nosso motivo de satisfação, diante dele, pela nossa vitória. Sim, vocês são o nosso orgulho e a nossa alegria! I. Tessalonicenses. 2:19,20; Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará. Deuteronômio 12.3
Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio. As próprias almas que ganhamos para Cristo são como “coroas”. Provérbios 11.30
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. II Timóteo 4:8
Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Gálatas 6.8.

Assim como nestas coroas estarão reservadas para todos que amam e esperam no caminho reto e justo pela vinda de Cristo, correrão diretos para a linha final; e receberão sua coroa é Incorruptível está coroa dura para sempre e está reservada para todos vencedores. Os vencedores que não viveram segundo as cobiças da carne, mas sim viveram no domínio do Espírito Santo. Trocar a vida humana pela vida espiritual é a certeza de receber a vida eterna. Que Deus nos ajude na graça e no conhecimento da tua palavra e da tua vontade para conosco, e nos capacite para ganhar essa coroa de tão alto valor, a coroa da graça da salvação, para depois receber nossas recompensas.