Os ensinamentos de Jesus sobre o “portão estreito” é uma passagem conhecida por muitos cristãos. Sua mensagem é que entrar ao reino dos céus não é fácil. Diferente do conforto de “caminhar por um caminho largo e espaçoso”, “passar pelo portão estreito” requer disciplina, força e coragem. No Evangelho de Mateus, Jesus diz simplesmente “passe pelo portão estreito” (Mateus 7:13). Mas no Evangelho de Lucas há muito mais urgência: “insista para passar pela porta estreita” (Lucas 13:24).
A palavra em português “insistência” não é tão interessante como a palavra original em grego que Lucas utiliza: ἀγωνίζομαι (agōnizomai). Este é um verbo construído pela raiz ἀγών (agōn), que significa competição atlética, como corrida ou luta livre.
Ele escolha esta palavra pois quer transmitir a sensação de dor e luta que é necessária para aqueles que escolhem seguir o Cristo. Paulo, que escreveu suas cartas antes de Lucas, também usou a imagem atlética de correr a corrida e lutar a luta (1 Cor. 9:24-27; 1 Tim. 6:12; 2 Tim. 4:7).
Lucas e Paulo utilizam este termo atlético pois desejam expressar que o sofrimento suportado pelos cristãos hoje será seguido por um triunfo reservado para o seu futuro.
Com essa mensagem, convidamos você a estudar conosco Grego Bíblico com créditos da Universidade Hebraica de Jerusalém. Você amará poder ler a Bíblia com mais detalhes, e portanto, com maior precisão.
Jonathan A. Lipnick
Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário