Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dia do Perdão - יוֹם הַכִּפֻּרִים


A visão da Bíblia Hebraica por Dr Eli Lizorkin-Eyzenberg

Uma vez por ano, o Sumo Sacerdote de Israel ((הכהן הגדול – pronunciado haKohen haGadol entrava no קֹדֶשׁ הַקֳּדָשִׁים (o Santo dos Santos) – pronunciado “kodesh haKodashim” dentro do Templo antigo. O local era definido por sua grande santidade. 
Sumo Sacerdote oferecendo incenso no Altar

Esse dia especial anual no calendário israelita foi traduzido para o português como “Dia do Perdão” e é conhecido em Hebraico, especialmente, na sua forma Bíblica comoיוֹם הַכִּפֻּרִים – pronunciado como “Yom Ha-Kippurim”. Lemos em Lev. 17:11: " A vida da carne está no sangue; pelo que tenho dado sobre o altar para fazer expiação (לְכַפֵּר) pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma."
(כִּי־הַדָּם הוּא בַּנֶּפֶשׁ יְכַפֵּר)
Sumo Sacerdote oferecendo incenso no Altar
“Tesouros da Bíblia” de Henry Davenport Northrop, 1894
A palavra expiar carrega dentro dela a ideia “substituição de morte/sacrifício” por outro ser. Em outras palavras, ao invés da pessoa que pecou, outro ser precisaria morrer.
A cobertura dourada sobre a אָרוֹן הַבְּרִית (a Arca da Aliança) – pronunciado “Aron haBrit” localizada no Santo dos Santos - o local onde o sangue do sacrifício era salpicado pelo Sumo Sacerdote era chamada de “כפורת” - pronunciado “Kaporet”. Ela servia para mostrar que estava, entre as asas do querubim, localizado o epicentro da misericórdia Divina – o local da expiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário