Em uma série contínua de promessas (Ap. 2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21) Jesus promete para aquele que vence nada menos que a autoridade do Rei de Israel sobre as Nações do Mundo prometida nos Escritos. O versículo citado acima vem do Salmo 2:9 e como podemos ver o vs 28 aplica-se sobretudo ao próprio Jesus Cristo (ver também Ap. 12:5; 19:15). Cristo ainda promete contundentemente compartilhar seus próprios direitos da coroa com aqueles que guardarem seus mandamentos (obras) por tanto tempo quanto necessário.
28 E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.’
O texto que é muitas vezes citado neste contexto é 2 Pedro 1:19:
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”.
Mas não parece haver qualquer conexão com ele uma vez que aqui a palavra traduzida do Grego como “estrela da manhã” é φωσφόρος (phosphoros). A “estrela da manhã” em Ap. 2:28 é ἀστὴρ πρωϊνός (aster proinos), que reflete fielmente o significado do original. No entanto, outro texto judaico pode lançar a luz sobre esta questão. Quando o Livro do Eclesiástico elogia o sacerdote Simeão o Justo, ele o descreve de forma muito poética:
“Como ele era majestoso, cercado pelo povo, quando saía do santuário por trás da cortina. Ele era como a estrela da manhã (ἀστὴρ ἑωθινὸς) entre nuvens, como a lua nos dias em que está cheia. Era como o sol fulgurante sobre o Templo do Altíssimo…” (Sirach 50:5-7).
Mesmo que a segunda palavra Grega (ἑωθινὸς) não seja exatamente o mesma de Ap.2:28 (πρωϊνός) elas no entanto são totalmente sinonimas.
Portanto, o aspecto básico do significado do conceito de estrela da manhã é glória. A estrela da manhã para ser recebida ou ser dada deve ser entendida como uma promessa de futuro glorioso, uma afirmação de grande bem ainda por vir.
Jesus está prometendo conceder o dom da estrela da manhã para aquele que vencer. Em Ap. 22:16 Jesus afirma que Ele próprio é “a brilhante estrela da manhã” (ὁ ἀστὴρ ὁ λαμπρὸς ὁ πρωϊνός). Em suma, Jesus promete dar um futuro glorioso para alguém com a máxima fidelidade e perseverança do vencedor. Eles irão compartilhar com o Próprio Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário