Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Na história da Torre de Babel...

Uma das narrativas mais conhecidas do livro de Gênesis é ahistória da Torre de Babel (Gên. 11). As pessoas tentaram construir uma torre para chegar até os céus, mas foram impedidos duramente por Deus. Ele os puniu pela sua arrogância criando uma abundância de idiomas que os prevenia de comunicar entre eles. Qual era o idioma que as pessoas falavam antes do pecado da Torre de Babel

A tragédia de Babel

A história da Torre de Babel começa assim: "Todo o mundo tinha um idioma comum e falava a mesma língua" E era toda a terra a mesma língua e de uma mesma fala (Gen. 11:1). Qual era esse idioma? De acordo com a tradição judaica, o idioma original do mundo era o Hebraico. Antes da Torre de Babel, tudo era falado em hebraico. Isso significa que Deus criou o mundo em hebraico, Adão e Eva falavam hebraico, assim como Noé. Mas depois da Torre de Babel, a humanidade foi dividida em milhares de idiomas. Onde podemos encontrar esse hebraico original, primordial? Na Bíblia, claro!

Reverta o pecado de Babel

Não há nada mais gratificante do que ler o Antigo Testamento em hebraico. Talvez você esteja se perguntando: como é que sabendo Hebraico Bíblico irei entender muito melhor o Antigo Testamento? Veja este exemplo. Na história da Torre de Babel, encontramos o versículo a seguir: "Por isso foi chamada de Babel — porque ali o SENHOR confundiu a língua do mundo inteiro" Por isso, se chamou o nome Babel , porquanto ali confundiu o SEHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda aterra.(Gên. 11:9). Ao ler este versículo em português, não faz muito sentido. Mas se você ler o original em hebraico, encontrará um trocadilho. A palavra "confundiu" em hebraico é balal (בלל), que soa similar ao nome babel (בבל). Agora você entende a origem do infame nome "Babilônia"
Jonathan Lipnick
Diretor do Depto. de Estudos da Terra Santa da eTeacherbiblical

Nenhum comentário:

Postar um comentário