Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Conhecendo a Promessa de Deus para Abraão.


E disse o Senhor a Abraão, depois que Ló se apartou dele: "Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do leste, e do oeste".
וַיהוה אָמַר אֶל־אַבְרָם אַחֲרֵי הִפָּרֶד־לוֹט מֵעִמּוֹ שָׂא נָא עֵינֶיךָ וּרְאֵה מִן־הַמָּקוֹם אֲשֶׁר־אַתָּה שָׁם צָפֹנָה וָנֶגְבָּה וָקֵדְמָה וָיָמָּה׃ (Gen.13:14-15) 


A PROMESSA DE DEUS PARA ABRAÃO


O Senhor reafirmou a promessa da terra a Abraão e seus descendentes, contando para Abraão que toda a terra que ele pudesse ver, em todas as direções, seria dele e seus descendentes (Gên. 13:14-15) Lemos sobre essa promessa no livro de Gênesis:
“E disse o Senhor a Abraão, depois que Ló se apartou dele: "Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do leste, e do oeste". 
(Gên. 13:14-15) 
וַיהוה אָמַר אֶל־אַבְרָם אַחֲרֵי הִפָּרֶד־לוֹט מֵעִמּוֹ שָׂא נָא עֵינֶיךָ וּרְאֵה מִן־הַמָּקוֹם אֲשֶׁר־אַתָּה שָׁם צָפֹנָה וָנֶגְבָּה וָקֵדְמָה וָיָמָּה׃

NORTE, SUL, LESTE, OESTE


As palavras em Hebraico utilizadas para descrever as quatro direções que ele deveria olhar são: norte (tzafona-צָפֹנָה), sul (negba-נֶגְבָּה), leste (kedma-קֵדְמָה) e oeste (yama-יָמָּה). Em português, estas palavras são apenas direções, mas como o hebraico é bem físico, podemos ver a origem dessas palavras. (O final “ה” ao ser anexado ao final de uma palavra significa direção (similar ao "para..." em português). A expressão "negba" traduzida como sul, significa literalmente "para o Negev". A expressão "yama" traduzida como “para o oeste” significa literalmente “para o mar” (mar é "yam" em hebraico), enquanto a expressão "kedma" traduzida como “para o leste” evoca a imagem do jardim sendo plantado ao leste do Éden (Gên. 2:8) e a direção do nascer do sol. A expressão que significa "para o norte" tem relação com o monte Zaphon na Síria, que estava na frente de Abraão quando Deus citou as direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário