Uma caminhada extremamente lenta
O deserto é uma parte importante da Bíblia. Cerca de 2/3 da Torá ocorre no Deserto do Sinai, o cenário dos 40 anos nos quais por lá vagaram os israelitas. O Sinai é um deserto relativamente pequeno quando comparado com o enorme Saara. Por que demorou tanto a travessia do Sinai? A resposta é que, ao contrário da imaginação popular, o deserto bíblico não é um sem fim de dunas de areia, mas um campo de treinamento.
O significado genuíno do deserto
No texto hebraico original da Bíblia, a palavra para deserto é midbar (מִדְבַּר), derivada da raiz que significa "pastorear ovelhas". Eis porque a palavra "deserto" se refere a um descampado rural não ordenado na borda de uma cidade. Nele não há água suficiente para a agricultura, mas trata-se de um território ideal para os pastores levarem suas cabras. Esta é precisamente a razão pela qual os israelitas foram obrigados a vagar por quarenta anos no descampado entre o Egito e Israel.
Atravesse o deserto com um guia confiável
Os quarenta anos foram um período vital de reeducação e preparação para a Terra Prometida, depois de séculos de escravidão: “Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho” (Salmos 78:52)
...As vezes caminhamos nesta vida sem saber para onde e nem porque vamos; isto é porque não existo o interesse maior de conhecer a vontade de Deus com o seus designes para conosco.
...Conhecer nos originais é mais difícil; porém existe as bíblias traduzidas para todos os idiomas... Não há desculpas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário