Serpente é o termo usado para traduzir uma variedade de palavras na Bíblia Hebraica a mais comum delas é a raiz hebraica: נחש, (nahash) cujo significado é adivinhar, praticar adivinhação, vaticinar, da qual provém a palavra ֹ֙ נָּחָשׁ֙ 1 (nachash) nome próprio masculino, serpente, dragão, cobra áspide. E diabo, no dicionário Globo.
Satanás/Serpente se torna parte de um plano satânico para afastar o ser humano de seu criador e levar suas almas para o inferno.
Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן trasnl: Satãn, adversário, no Grego koiné Σατανάς Satanás; e mentiroso de olhos vermelhos flamejantes ou chifres. Ele é o deus sumério EA, conhecido como Enki, cujo significado é “Senhor da Terra”. (Wikipédia, a enciclopédia livre).
Segundo a bíblia: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.E Deus disse a mulher não comereis de toda árvores do jardim. Genesis 3:1;
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele e os seus Anjos foram lançados com ele. Ele prendeu o dragão a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 12;9; 20:2.
E assim será o fim da serpente que enganou a Eva e todo humanidade depois que foi preso dos mil anos do Reino de Jesus. Ainda será solto no fim e vai arrastar muitas almas para inferno mesmo estando numa paz do reino de Cristo… Enfim serão todos traidores no Lago de Fogo que é a segunda morte… o último pecado do mundo.
“Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. I Coríntios 15:24-26.
A mais famosa serpente bíblica é aquela que conversa no Jardim do Éden e que seduz Eva a comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal e nega que ela morrerá disso.
A serpente tem a habilidade de falar e demonstrar razão e é identificada com a Sabedoria; uma sabedoria que sabe a hora de atacar sua presa!
Quando na bíblia diz: “Eis que envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudente como as serpentes e símplices como as pombas. Mateus 10:16. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. II Coríntios 11:3”.
É difícil, não é impossível um homem na sua maior angustia suportar assim com Jesus suportou.
A Tentação de Jesus… o Messias o salvador das nossas almas enfrentou as constantes provocações de Satanás durante sua jornada pelo deserto. Por diversas vezes, Satanás tenta Jesus e pede por provas de que é realmente o filho de Deus. Entre pedidos para transformar pedra em pão, e pediu que o adorasse e para que pule do pináculo do tempo, Jesus se mantém firme. Lucas 4:1-13.
Não há indicação no Livro do Gênesis que a serpente seja uma divindade embora ela seja um dos dois únicos casos em que animais falem no Pentateuco (a mula de Balaão é o outro).
Existe no percurso de Moises, AS SERPENTES ARDENTES E A SERPENTE DE METAL.
"Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto! Pois, aqui nem tem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel. Pelo que o povo meio a Moisés e disse: Havemos Pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós esta serpente.Então, Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faz uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. e Moisés fez uma serpente de metal e pö-la sobre uma haste; era que mordendo alguma serpente a alguém, olhava para serpente de metal e ficava vivo.(Números 21:4-9). Assim como Deus ordenou a Moisés e Arão usou o casado e se tornou em uma serpente diante do Faraó (Ëxodo 7:9). Em Genesis a serpente é retratada como uma criatura enganadora ou trapaceira, que promove como bom aquilo que Deus proibiu, e demonstra perspicácia ao fazê-lo (Gênesis 3:4–5, 22).
E assim foi curiosidade que levou a desobediência da Eva e do Adão tornaram-se vida na carne sendo eles uns de nós, todos mortais. (Teóloga Evany).
Nenhum comentário:
Postar um comentário