Em Deuteronômio 1:33, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vos deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho onde havíeis de andar, e de dia na nuvem. Moisés relata aos israelitas como Deus os guiou durante sua estada no deserto, com uma coluna de nuvem (עָנָן) durante o dia e outra, de fogo (אֵשׁ), à noite. Esta luz sobre a qual lemos, que serviu de guia, tem uma função muito prática em Deuteronômio 1:33, mas serviu ela também a outro propósito.
A Coluna como Guia
Depois que os israelitas foram libertados da escravidão no Egito, Deus os conduziu pelo deserto com uma coluna de nuvem (עַמּוּד עָנָן, amud anan) durante o dia, iluminada por fogo (עַמּוּד אֵשׁ, amud esh) à noite E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, par os alumiar para que caminhassem de dia e de noite. (Êxodo 13:21). Além de fornecer orientação aos israelitas no deserto, esta coluna os avisava quando deveriam levantar acampamento e continuar em sua jornada, e quando interrompê-la. Porém era, quando a nuvem desde a tarde até à manhã ficava ali e a nuvem se alçava pela manhã, então, partiam; quer de dia quer de noite, alçando-se a nuvem partiam. (Números 9:21).
A Coluna como Protetora
A coluna de nuvem não serviu só de guia para os israelitas. Este incrível pilar protegia os escravos emancipados do perigo. Ele impediu que o exército de Faraó alcançasse os israelitas ao atravessarem o Mar de Juncos (Êxodo 14:19). Além disso, na versão do êxodo constante do Salmo 105:39 Estendeu uma nuvem por coberta e fogo, para os alumiar de noite. A nuvem serviu como cobertura e proteção (presumivelmente) contra o calor do sol, enquanto vagavam pelo deserto.
O hebraico como guia para a compreensão
O estudo de Hebraico no Instituto de Estudos Bíblicos de Israel irá revolucionar a maneira como você entende a Bíblia.
Pode não protegê-lo da maneira como a coluna de nuvem fez com os israelitas, mas certamente poderá servir de guia para ajudá-lo a adquirir um profundo conhecimento bíblico. Inscreva-se hoje em nosso curso de Hebraico Bíblico e seja conduzido a novos níveis de compreensão da Bíblia.
MESMO ASSIM O POVO NÁO FICOM FELIZ E NEM CONFIANTE PARA CO DEUS E FALAM CONTRA DEUS.
Por causo dos murmúrios do povo, Moisés se irou e desobedeceu a ordem de Deus sobre a agua e assim Moisés fere a rocha, e as águas saem...e o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado. (Números 20:7-12). Enfim, Moisés e este povo sofreram por 40 anos no deserto e não entraram na terra prometida Moisés só viu de longe.
Existe no percurso de Moises, AS SERPENTES ARDENTES E A SERPENTE DE METAL.
"Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto! Pois, aqui nem tem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel. Pelo que o povo meio a Moisés e disse: Havemos Pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós esta serpente. Então, Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faz uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. e Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; era que mordendo alguma serpente a alguém, olhava para serpente de metal e ficava vivo.(Números 21:4-9). Assim como Deus ordenou a Moisés e Arão usou o casado e se tornou em uma serpente diante do Faraó (Êxodo 7:9).
Deus é amor, mais também é justiça...Deus ama mais também castigas aos que ama; Deus não dar sua honra a ninguém!!! Assim diz a Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário