Quem sou eu

Minha foto
Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cântico dos Cânticos...

Um dos livros mais curiosos da Bíblia é também conhecido como Cânticos de Salomão. Já foi dito que este livro é "o santo dos santos" das Escrituras. No entanto, inicialmente, parece fora de lugar nas Sagradas Escrituras. É um poema de amor erótico cheio de descrições detalhadas de romance físico. Não menciona Deus, nem possui qualquer conteúdo tipicamente religioso. 

Então, por que faz parte da Bíblia?

O Livro Mais Peculiar da BíbliaOs Cânticos de Salomão formam um livro bíblico incomum. À primeira vista, parece ser nada mais do que um poema de amor sensual, descrevendo a paixão entre dois jovens amantes. Mas, após um exame mais aprofundado, fica claro tratar-se de uma alegoria religiosa cuidadosamente elaborada. Para os judeus, os amantes, masculino e feminino, simbolizam Deus e seu povo, Israel. Para os cristãos, eles simbolizam Cristo e sua noiva, a Igreja. Como podemos acessar esse significado velado?

Amor Autêntico em Hebraico

A melhor maneira de desvendar a alegoria escondida nos Cânticos de Salomão é apreciar a bela poesia em seu idioma original. Tome, por exemplo, o verso “favos de mel emanam dos teus lábios, minha esposa” (4:11). Em português, isso talvez não faça muito sentido. Mas, no hebraico original, as palavras נֹפֶת תִּטֹּפְנָה שִׂפְתוֹתַיִךְ nofet titofná siftotayichsão um excelente exemplo de onomatopeia. Ouça a repetição das letras P (F, no caso) e T. Você consegue ouvir o som do mel gotejando? Ele encarna a doce Torá, dada por Deus a Israel. 

Revele o verdadeiro significado das Escrituras para você mesmo

Rabi Akiva, o sábio judeu do século II, disse que “todas as Escrituras são sagradas, mas o Cântico dos Cânticos é o santo dos santos”. Somente quando puder ler a Bíblia em hebraico, você se tornará consciente desse aspecto oculto das Escrituras. Agora é a hora de retornar aos autênticos fundamentos hebraicos das suas histórias favoritas da Bíblia. 

Estudos de:
Yakov Rosenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário