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Bacharelada em Teólogia, e vivo para falar da palavra de Deus sempre.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

A destruição de Jerusalém; e do mundo...


Jesus profetizou a destruição de Jerusalém, tendo como exemplo o que aconteceu em 70 d.C. E, quando ia chegando, vendo a cidade chorou sobre ela, dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste dia, o que à tua paz pertence! Mas, agora, isso está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheira, e te sitiarão, e te estreitarão de todas as bandas, e te derribarão, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação. (Lucas 19.41-44) e visto também sua destruição futura durante a Tribulação (Mateus 24.1-31; Marcos 13). Ele chorou por causa da incredulidade dos habitantes da cidade, e previu claramente a devastação que aconteceu e que irá acontecer com a grande cidade. Ele sabia que Jerusalém era estratégica na profecia bíblica, mas também chorou pelos que estavam dentro das suas muralhas. Esta é uma grande lição para nós enquanto estudamos as profecias e os seus cumprimentos. Podemos ter a certeza que o plano profético de Deus se cumprirá e, ao mesmo tempo, podemos ser sensíveis e nos preocupar com aqueles que ainda não aceitaram a salvação. Sem dúvida, o triunfo divino no total cumprimento profético será uma tragédia pessoal e eterna para os incrédulos.

E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Missias e não será mais; e o povo do príncipe, que há d vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; então determinadas assolações. Daniel 9.26 profetizou não apenas a morte de Jesus, o messias, mas também a destruição de Jerusalém, que aconteceu em 70 d.C. Essa foi a terceira profecia relativa ao julgamento da cidade a ser cumprida. A primeira foi à destruição da cidade e do templo por Nabuconosor. A Segunda foi a profanação do templo por Antíoco Epifânio. A terceira foi à profecia da destruição total de Jerusalém.

Em 66 d.C. os judeus se rebelaram contra os romanos e a luta durou três anos e meio. O general romano Tito foi enviado para subjugar os judeus. O historiado judeu Josefo, em as Guerras dos judeus, Josefo estava presente durante o sitio e até incentivou seus compatriotas a se renderem. Finalmente, o sítio, que trouxe consigo a fome, e a destruição das muralhas pelos romanos, levou a cidade à queda. Depois de muitos meses, no final do verão de 70 d.C., os últimos judeus se renderam e Jerusalém caiu. Com sua destruição complete, a profecia bíblica cumpriu-se mais uma vez.
A cidade em que Jesus fizera sua entrada triunfal se transformou em lembranças. As palavras de Jesus profetizadas em Lucas 19.41-44 tornaram-se realidade.


             Vejam o que aconteceu ontem 20 de Junho de 20l7; no primeiro dia de inverno. Isto é culpa da destruição, no desmatamento como lixo, maltratos com a (natureza).

Deus tem tentado nos livrar das destruições dos sofrimentos maiores tais como as destruições das cidades, mas, os homens não obedecem as leis de Deus, tão pouco as leis da Natureza, destrui tudo de acordo com o próprio bem estar do momento, não se preocupando com o pior no depois, com o próprio prejuízo no futuro... Ai quando acontece o pior coloca culpa em Deus! Deus Sempre estar nos avisando em suas profecias o nosso futuro; o futuro humano; como também o nosso futuro em vida salva no corpo imortal. Mas, a cegueira e o desinteresse pela a própria alma é superaste em  tudo, os humanos correm atrás de tudo para o bem estar neste mundo, uma busca sem limite... não ver o quanto se limita na busca só por coisas deste mundo... Porque: tudo conquistado neste mundo material fica neste mundo de matéria a única coisa que se leva deste mundo para o outro é a salvação da própria alma, para viver uma outra vida; uma vida em corpo Glorificado. Já profetizado por Jesus enquanto estava em vida humana... Sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai Senão por mim. (João 14: 6). Fazer o que! Se foi o próprio JESUS que pagou o preço da salvação para a nossas almas!! Então pode exigir cobrar o que bem quiser... Eu e você; se quisermos a salvar nossas almas inevitavelmente temos que aceitar e caminhar com JESUS, para chegarmos na Gloria só com Ele, Ele é o  único caminho!...

Att: Teóloga  Evany Santos.


terça-feira, 13 de junho de 2017

Deus deu uma ordem em especial ao Josué.

-Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei.

O NOME DA SALVAÇÃO 
O nome Yehoshua é um dos mais simbólicos da Bíblia Hebraica. Yehoshua (Josué) é um nome composto por duas partes: A primeira parte – Yeho - é a forma de "prefixo" do nome com quatro letras de Deus: YHWH (יהוה). A segunda parte vem do verbo hebraico yasha que significa "entregar", "salvar". Portanto, o nome praticamente define toda a sua vida e caráter: aquele que trará a salvação Divina. Como?

DEUS ORDENA JOSUÉ
Quando Deus nomeou Yehoshua para liderar os antigos israelitas em direção à Terra Santa após a morte de Moisés, Ele deu uma ordem em especial: "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei... para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido." (Josué 1:8).

Para tudo que queremos conquistar tem um preço, na vem de graças, mesmo estando-nos nas graças da salvação... existe o preço para alcançar.

1- Aceitar Jesus como Salvador.
2- Seguir nos seus mandamentos...

A promessa é:
"Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:13). Esta é a decisão para o alcance de uma vida eterna. “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2.10.
Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Apocalipse 21:4). 
... A misericórdia de Deus é infinitamente sobre nós, entendendo que, depois de ressurgidos não lembrarão dos seus parentes e amigos que não foram salvos; e estão no tormento... estou falando isto baseado da teor do versículos ( se Deus limpa todos os sofrimento, é lógico que os salvos não verão amigos ou parentes sofrendo; Senão sofreria junto!!!).

Não adianta querer ir para o céu de qualquer maneira; de qualquer jeito; e nem querer mudar o que Deus Ja determinou... Vim para os doentes e não para os sãos... é porque os sãos já estão salvos, em corpo glorificados foram ressugidos com Cristo no consumar de sua morte , quando os túmulos se abriram e o salvos subiram ao céu(Mateus 27:50-53)
. Vinde a mim como estais, isto é, na terra para o conserto e depois vem a salvação... Sem acepção, porém precisa aceitar as ordens: disse Jesus sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.( João 14:6).  depois do seu sangue derramado por nós, precisamos reconhecer seu sacrifício e aceitar como o nosso salvador, aceitar que foi por nós que sofreu; para cobrir os nossos pecados, e ser o nosso advogado diante ao Pai no Tribunal de Cristo depois do arrebatamento, a festa de salvos no céu para receber as recompensas de acordo com a nossas obras feitas para Deus em quanto esteve vivo, em vida humana.

A palavra de Deus é linda, se bem for compreendida.


Maldição hereditária, ou consequência de pecados pessoais?


Há alguns anos o meio evangélico têm se contaminado com uma perniciosa doutrina. Este ensino diz que: "apesar de você ter Jesus como o seu Salvador, e ser salvo, é possível que existam maldições hereditárias, ou seja, maldições por causa dos pecados de algum antepassado que não tenham sido perdoados, e que conseqüentemente, ainda recaem sobre a sua vida". Então, com esta doutrina se conclui que "por isso, você não é abençoado, não prosperá, e por causa disso você tem doenças e males que não consegue se livrar, apesar de ser salvo". Usam como base bíblica, geralmente, a passagem em que Deus declara que "visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem" (Êx 20:5). A Bíblia mal interpretada é a mãe das heresias! Esta ameaça pronunciada por Deus se refere aos que não eram salvos, e permaneciam na idolatria, desprezando ao único Deus vivo e verdadeiro. O Senhor não está declarando que apesar de convertidos Ele ainda assim persistirá em amaldiçoar por causa dos pecados dos pais! A maldição é para aqueles que aborrecem ao Senhor, e não sobre os que o amam; porque sobre os que amam o Senhor, a misericórdia perdurará até mil gerações! (Keil & Delitzsch, Biblical Commentary on the Old Testament, pp. 117-118).

É verdade que alguns textos nas Escrituras declaram que o pecado dos pais têm influência sobre a vida dos seus filhos (Lv 26:39; Is 55:7; Jr 16:11; Dn 9:16; Am 7:17). Mas, isto deve ser bem entendido, pois não é uma referência à maldição hereditária, mas à persistência dos filhos de não abandonar os pecados dos pais. Sendo fiéis ao contexto histórico de toda a narrativa, perceberemos que estas passagens são exortações ao arrependimento, porque a punição era por pecados que tiveram origem nos pais, ou antepassados mais remotos, mas eram pecados ainda perpetuados e praticados por eles mesmos. Nisto percebemos que o cultivo duma cultura familiar corrompida por vícios, idolatria e imoralidades, pecados que são cometidos em família, ensinados pelos pais aos filhos trará a ausência das bençãos pactuais de Deus, mas, cada um será responsável por si, e enquanto não houver verdadeiro arrependimento não haverá transformação.

Desde o Antigo Testamento esta ideia se fazia presente no meio do povo de Israel. O profeta Ezequiel denuncia o pecado do povo por acreditar "que tendes vós, vós que, acerca da terra de Israel, proferis este provérbio, dizendo: os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos é que se embotaram?" (Ez 18:2). Entretanto, após a repreensão segue a instrução do Senhor dizendo: "tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, jamais direis este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18:3-4). A argumentação do profeta continua em todo o contexto posterior, deixando bem claro que cada um é responsável pelos seus próprios pecados, e não será o filho punido por causa do pai, nem o pai por causa do filho (versos 5-22).

Os discípulos de Cristo necessitaram ser corrigidos deste erro. Numa certa ocasião encontraram um jovem cego de nascença, e questionaram: "mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" (Jo 9:2). A redundante resposta de Jesus fechou o assunto, ao dizer que: "nem ele pecou, nem os seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus" (vs. 3). Os males físicos e temporais são instrumentos da providência de Deus, para que a Sua glória se manifeste no meio do Seu povo escolhido, e assim, a Sua vontade se torne conhecida (Jo 9:35-39; Rm 8:28).

Quando os verdadeiros crentes caem em pecado, mesmo pecados graves e escandalosos, eles não são abandonados por Deus. Deus nunca desiste deles (Rm 8:31-39). Como um Pai restaura os seus filhos, os disciplina “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”(Hb 12:6, ARA). O apóstolo Paulo afirma esta mesma verdade dizendo que “quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo” (1 Co 11:32). É possível cair em pecado, mas é impossível cair da graça de Deus. O teólogo inglês J.I. Packer declara que "às vezes, os regenerados apostatam e caem em grave pecado. Mas nisto eles agem fora de seu caráter, violentam sua própria nova natureza e fazem-se profundamente miseráveis, até que finalmente buscam e encontram sua restauração à vida de retidão. Ao rever sua falta, ela lhes parece ter sido loucura."[Teologia Concisa, p. 224]. O pecado é corrigido individualmente.

Como individualmente pecamos, também somos chamados ao arrependimento! Não posso me arrepender por outra pessoa; entretanto, devo interceder por ela, se ela estiver viva. Não é possível pedir perdão pelos pecados dos meus filhos, nem irmãos, pais, avós ou qualquer outro antepassado. Pecado é confessado, e somente é perdoado pessoalmente. A Bíblia diz que as bençãos da Aliança acompanharão os nossos filhos, pois eles são filhos da promessa. Se você é filho de Deus, você é co-herdeiro com Cristo Jesus do amor de Deus (Rm 8:16-17), e esta é uma promessa para os seus filhos (At 2:39). Mas a Palavra de Deus não ensina que os nossos pecados serão cobrados dos nossos descendentes. Deus haveria de puni-los por uma irresponsabilidade nossa? A doutrina da maldição hereditária nega tanto a suficiência de Cristo, em perdoar graciosamente os nossos pecados, como a fidelidade de Deus em cumprir as Suas promessas.


Recomendo para uma leitura posterior:
1. David Powlison, Confrontos de Poder (Editora Cultura Cristã).
2. Augustus Nicodemus Lopes, Batalha Espiritual (Editora Cultura Cristã).

"Texto de Ewerton B. Tokashiki".

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Por que Moisés levou 40 anos para chegar à Terra Prometida?

É bem sabido que, depois de deixarem o Egito, os filhos de Israel passaram 40 anos vagando pelo deserto antes que lhes fosse permitido entrar na Terra de Canaã. O que os fez levar tanto tempo? A distância é pouco menor de 400 quilômetros. Até um caminhante bem vagaroso levaria apenas algumas semanas para completar a viagem. A resposta surpreendente é encontrada no significado original da palavra "deserto" em hebraico.



Uma caminhada extremamente lenta

O deserto é uma parte importante da Bíblia. Cerca de 2/3 da Torá ocorre no Deserto do Sinai, o cenário dos 40 anos nos quais por lá vagaram os israelitas. O Sinai é um deserto relativamente pequeno quando comparado com o enorme Saara. Por que demorou tanto a travessia do Sinai? A resposta é que, ao contrário da imaginação popular, o deserto bíblico não é um sem fim de dunas de areia, mas um campo de treinamento.

O significado genuíno do deserto
No texto hebraico original da Bíblia, a palavra para deserto é midbar (מִדְבַּר), derivada da raiz que significa "pastorear ovelhas". Eis porque a palavra "deserto" se refere a um descampado rural não ordenado na borda de uma cidade. Nele não há água suficiente para a agricultura, mas trata-se de um território ideal para os pastores levarem suas cabras. Esta é precisamente a razão pela qual os israelitas foram obrigados a vagar por quarenta anos no descampado entre o Egito e Israel.

Atravesse o deserto com um guia confiável
Os quarenta anos foram um período vital de reeducação e preparação para a Terra Prometida, depois de séculos de escravidão: “Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho” (Salmos 78:52)

...As vezes caminhamos nesta vida sem saber para onde e nem porque vamos; isto é porque não existo o interesse maior de conhecer a vontade de Deus com o seus designes para conosco.

...Conhecer nos originais é mais difícil; porém existe as bíblias traduzidas para todos os idiomas... Não há desculpas!   

Anjos são uma parte essencial da Bíblia.


  Os anjos são mensageiros, servindo como intermediários entre Deus e seu povo. Provavelmente pensamos que os anjos são muito comuns na Bíblia e que pelo menos uma dúzia deles é mencionada. Mas na verdade, a Bíblia Hebraica só cita o nome de dois anjos

Você sabe quais são? Se não sabe; veja agora então!

 

Anjos citados na Bíblia

Surpreendentemente, a Bíblia Hebraica só cita o nome de dois anjos. Os anjos Michael e Gabriel. Esses nomes têm significados interessantes em Hebraico. Michael (מִיכָאֵל) significa "Que é como Deus" e Gabriel (גַּבְרִיאֵל) significa "Deus é a minha força". O livro que menciona esses anjos é o Livro de Daniel (דָּנִיֵּאל) que significa "Deus é meu juiz". O que esses nomes, assim como centenas de nomes bíblicos, têm em comum?


Nomes Hebraicos e Deus

Todos esses nomes terminam com "El". O nome El é um dos títulos mais importantes de Deus (אל) em Hebraico. Esse é exatamente o mesmo nome que Jesus usa para chamar o seu santo pai antes de abandonar seu espírito na cruz: "E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: "Eli, Eli, lamá sabachtâni"; isto é, "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46).

Entendendo a palavra da Bíblia
Essas palavras inesquecíveis - Eli Eli lamá sabachtâni - são tão significantes que até a nossa moderna tradução da Bíblia deixa esse trecho original sem tradução. 
Jonathan Lipnick